quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Caso denunciado no Má Despesa chega ao Público – ou como os partidos sabem cuidar dos seus


Um mês depois de o Má Despesa ter denunciado o caso da avença que vai de Aveiro até Velas, nos Açores, com passagem pela sede do CDS, o mesmo é noticiado pelo jornal Público. Vale a pena ler o texto do Público, até porque o próprio autarca de Velas revela que, quando precisou de contratar um jurista, telefonou para o largo do Caldas a pedir conselhos. 
“A escolha da deputada centrista Lília Ana Águas, eleita por Aveiro, para funções de assessoria levantou polémica em jornais locais e nas redes sociais. A jurista, deputada na Assembleia da República, em Lisboa, foi a escolhida para fazer assessoria jurídica na Câmara Municipal de Velas, nos Açores, que é da mesma cor política.
O próprio presidente da distrital do CDS de Aveiro, Jorge Pato, escreveu uma publicação no Facebook na qual sublinhava que Lília Ana Águas “pertence ao Conselho Nacional de Jurisdição do CDS-PP” e foi “escolhida pela hierarquia nacional do CDS-PP para ajudar o município de Velas, nos Açores, a reorganizar o seu departamento jurídico”. (…)
O presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, garante que a contratação foi uma escolha sua e foi “por uma questão de mérito, não por cor política”. O autarca explica que, quando chegou à Câmara, já existiam outros contratos, entre os quais uma avença com um escritório de advogados situado na Terceira. Segundo afirma, este escritório não quis renovar a avença, levando a Câmara a procurar outras soluções nos Açores, mas ninguém mostrou interesse. Foi por isso, explica, que pediu à sede nacional do CDS que lhe indicasse alguém – e o CDS indicou Lília Ana Águas. “Pedi à direcção nacional do partido, porque este é um executivo novo e precisamos de alguém da minha confiança”, justificou o autarca ao PÚBLICO.
A avença, entretanto renovada por mais um ano, começou por rondar os 24 mil euros anuais (cerca de 2360 por mês), tendo sido agora reduzida em cerca de 10%.” (Fonte: Público)



Sem comentários:

Enviar um comentário