quinta-feira, 16 de abril de 2015

Custa quase 300 mil euros mas vem sem garantia


É um caso relatado por um leitor do Má Despesa a propósito da compra, por ajuste directo, de uma central de asfalto em segunda mão no valor de 285 mil euros por parte da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS de Beja). Apesar dos elevados valores em causa, ao contrato foi acrescentada uma cláusula em que a entidade vendedora não se responsabiliza por qualquer problema que ocorra após a entrega da referida máquina. Encontra esse detalhe na última página deste conjunto de documentos.
“Imaginemos o presidente da Câmara a comprar um carro, mesmo usado, por 20 mil euros. Pediria certamente uma garantia, por um ou dois anos. Normal, claro. Agora vejam isto: em nome da EMAS de Beja a mesma pessoa comprou uma central de asfalto usada por 285 mil euros mais IVA, o que dá 350 mil euros. Mas o mais estranho é que o caderno de encargos previa a garantia dessa central mas o vendedor impôs um anexo em que se livra dessas garantias. E o contrato lá foi assinado pelo presidente da Câmara que é também presidente da EMAS. E assim se defendem os interesses públicos e o nosso dinheiro. Porque se a dita central avariar logo no primeiro dia quem paga a reparação é o comprador”, desabafa o leitor da Má Despesa.

2 comentários:

  1. E qual é a necessidade de uma empresa de água e saneamento ter uma central de asfalto!?

    ResponderEliminar
  2. E você acha que a dita máquina é para a empresa? Ou é para a Câmara? A empresa é apenas a forma de camuflar despesa da câmara! Nem que isso signifique afundar a empresa! Sim porque é para lá que caminha. Já agora, pergunte lá ao presidente o que fez a uma de massas frias que era da câmara? Na volta está em Serpa emprestada.

    ResponderEliminar