quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Má Despesa na Universidade de Verão (mas não é a do PSD)


“Participação e Inovação – A Construção das Cidadanias Emergentes”. É este o tema da 6ª edição da Universidade de Verão, que a Associação In Loco, o Centro de Estudos Sociais de Coimbra, com apoio do Município de Albufeira e do Programa PRODER, realizam na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, naquela cidade algarvia. O encontro começou no dia 9 e esta sexta-feira contará com a participação do Má Despesa Pública. Encontra aqui o programa completo. Bárbara Rosa irá participar numa mesa redonda, às 10h, juntamente com Ana Raquel Matos (investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Estudos Sobre Ciência, Economia e Sociedade), com Jesus Jurado (membro do partido espanhol Podemos) e Paulo Águas (pró-reitor da Universidade do Algarve).

1 comentário:

  1. É uma actividade complementar à regulação... e faz todo o sentido


    -> No blog "'Fim-da-Cidadania-Infantil'" faz-se referência ao facto de ser necessário uma apresentação sistemática da actividade governamental... para que... quem paga (vulgo contribuinte) possa ter/exercer uma atitude crítica (nota: o seu Direito de Veto).
    -> De uma forma análoga, as empresas públicas devem apresentar de forma sistemática a sua actividade (nota: a definir caso a caso... consoante o tipo de actividade da empresa pública)... para que... o consumidor/contribuinte possa ter/exercer uma atitude crítica!
    Um exemplo: quiseram introduzir taxas em cada levantamento multibanco... todavia, no entanto, o consumidor/contribuinte reagiu: "o banco público C.G.D. apresentava lucros... sem ser necessário a introdução de mais uma taxa"!?!?!
    .
    .
    Resumindo:
    1- ficar à espera de auto-regulação privada/(de mercado) é coisa de otários...
    2- a Regulação Estatal é necessário... todavia, no entanto... é algo que poderá ser um tanto ou quanto contornável... (uma nota: ver casos do BPN e do BES)
    3- para que certos sectores de actividade [exemplo 1: a actividade política; exemplo 2: sectores estratégicos da actividade económica] não venham a «ficar entregues à bicharada»... é necessário que exista uma apresentação sistemática da sua actividade [ex. 1: governo; ex. 2: EMPRESAS PÚBLICAS em sectores económicos estratégicos] ... para que... o consumidor/contribuinte possa exercer uma constante atitude crítica!
    .
    .
    .
    P.S.
    Uma opinião um tanto ou quanto semelhante à minha:
    Banalidades - jornal Correio da Manhã:
    - o presidente da TAP disse: "caímos numa situação que é o acompanhar do dia a dia da operação e reportar qualquer coisinha que aconteça".
    - comentário do Banalidades: "é pena que, por exemplo, não tenha acontecido o mesmo no BES".

    ResponderEliminar