quarta-feira, 16 de julho de 2014

Mais estátuas a caminho de Oeiras




A autarquia de Oeiras tem uma especial predilecção por estátuas e esculturas. Já em 2011 contávamos aqui no blogue que Isaltino Morais tinha encomendado a Pedro Cabrita Reis uma escultura no valor de 1,250 milhões de euros.  Depois, o semanário Sol noticiou que a Câmara de Oeiras tinha já gasto cerca de três milhões de euros em estátuas para o Parque dos Poetas, tendo o escultor Francisco Simões ganho dois ajustes directos que totalizam 66% desse valor. “A preferência do edil Isaltino Morais por Simões é justificada pelo facto de ter sido o escultor, juntamente com o escritor David Mourão-Ferreira, um dos mentores daquele parque verde dedicado à literatura portuguesa”, referiu então o Sol. Estas peças são de tal valor que até já foram roubadas, pelo menos, cinco vezes.
Uma pesquisa pelo Base mostra-nos que a febre de novas estátuas continua, agora sob batuta de Paulo Vistas. Aqui vão alguns exemplos recentes: 33,2 mil euros para uma obra escultórica, 17,5 mil euros para outra e uns 62,5 mil euros para outra. Uma factura de mais de 110 mil euros.

2 comentários:

  1. Boa tarde. tentei seguir o link dos valores apontados mas vai para o site http://www.base.gov.pt/Base/pt/Relatorios e a partir daí não sei o que pesquisar. Será que me podia dar uma ajuda?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, tal facto é alheio a nós visto que resulta da alteração que o portal BASE sofreu entretanto e que não garante a correspondência com os links. Pode pesquisar no BASE /Ajustes directos introduzindo a entidade ou o objecto do contrato, respectivamente, município de oeiras e estátuas. Cump.

    ResponderEliminar