quinta-feira, 8 de maio de 2014

Quase 200 mil euros em medalhas para a GNR


A febre das medalhas está de regresso à GNR. Desta vez são quase 200 mil euros para milhares de medalhas, repartidas por dois contratos, um de 124 mil euros e outro de 64 mil euros. O preço unitário de cada medalha varia entre os 395 euros e os 3,30 euros. A todos estes valores devemos acrescentar o IVA. Consulte a lista de tão importantes distinções, tal como os gastos com medalhas em anos anteriores, que tanto deram que falar.



As medalhas da GNR para 2014
Medalhas D. Nuno Álvares Pereira: 80 x 230 euros
Medalha de Comportamento exemplar: 1500x27 euros
Medalhas de Comportamento Exemplar Prata: 2000x26,50 euros
Medalhas de Comportamento Exemplar Cobre: 2.500 x 5 euros
Medalha Ordem Militar Avis – Cavaleiro: 10x80 euros
Medalha Ordem Militar Avis – Comendador: 5x395 euros
Medalha Serviços Segurança Pública – Ouro: 10x55 euros
Medalha Serviços Segurança Pública – Prata: 50x53 euros
Medalha Serviços Segurança Pública – 1 estrela: 800x26,95 euros
Medalha Serviços Segurança Pública – 2 Estrelas: 1500x3,30 euros
Medalha Comissões e Serviços Especiais: 800x33 euros

9 comentários:

  1. Não fez o trabalho de casa?????????? quem paga as medalhas são os elementos da GNR medalhados e não o Governo (é retirado no ordenado)....
    Primeiro informe-se e depois publique... ou... só se licenciou aos 37 anos de idade, tal e qual o Sr. Passos de Coelho???? que tristeza de jornalismo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, por isso mesmo é que o custo é registado no portal base, alias, todas as despesas da GNR registadas no portal base são todas pagas pelos proprios GNR's, e por mim, e por todos os contribuintes, claro, o pessoal já sabia disso.

      Eliminar
  2. Sou GNR, recebi uma medalha, fui eu que a paguei, "má despesa particular" devia ser o titulo da noticia.
    Tristeza de jornalismo.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso duvido que as medalhas sejam pagas pelo medalhado, mas isso não invalida que as medalhas sejam entregues dado que são concedidas de acordo com legislação que no grosso as manda atribuir quando os militares reunem condições automáticas para as receber. Quando se tem comportamento exemplar (por exemplo) a medalha é atribuída sem carecer de qualquer febre.

    Mistura-se demasidas vezes alhos com bogalhos aqui no site. Já tenho dúvidas que não deva ser a GNR a produzir as medalhas, mas também aí se assistiu à febre das privatizações e concessões de serviços. Depois as consequências são estas.

    ResponderEliminar
  4. Assim sendo é a mesma questão das prendas de Natal. Se os medalhados é que pagam - trata-se portanto de uma compra privada - porquê que a compra está sujeita aos formalismos das compras públicas?
    Já agora:
    1 - O medalhado paga a totalidade do preço da medalha?
    2 - O medalhado pode - ou há conhecimento de algum caso - recusar pagar alegando falta de meios económicos para o fazer?
    3 - É que há qualquer coisa de estranho quando as noticias nos dizem que cada vez mais profissionais da Guarda têm que recorrer a ajuda para os seus problemas financeiros e depois vimos a saber que andam a pagar do seu ordenado a "medalha".
    4 - Porquê que nunca denunciaram esta imposição?

    ResponderEliminar
  5. LF, mas só pode estar a brincar.

    Compra privada, uma coisa que faz parte dos regulamentos da corporação? Lá por raciocinar em termos civis e populisto-demgógicos não convém que embarque na conversa que aqui nos trouxe. A mania que segue de tudo entregar à iniciativa privada dá depois nestas armadilhas de se verem forçados a fazer fora o que em tempos se fez dentro.

    é o preso por ter cão e o preso por não ter.

    ResponderEliminar
  6. Caro Anónimo das 19:17:

    É no que dá a falta de transparência (e se calhar as próprias caracteristicas) das instituições:
    1 - Se é o medalhado que paga então não é uma compra privada? Bom ... o mais correcto é chamar-lhe "compra pública com dinheiros privados" ... mas ai entramos num assunto diferente que bem merecia ser discutido, mas não agora.
    2 - Diz que a atribuição de medalhas faz parte dos regulamentos da corporação. Isso quer dizer, ironizando, que a corporação comunica ao medalhado a atribuição da medalha e ao mesmo tempo o mês em que o preço da medalha lhe é descontado na remuneração?
    3 - Se assim for, pelo que se sabe das dificuldades por que passam muitos Profissionais da Guarda, a atribuição de uma medalha que deveria ser uma distinção será antes uma complicação. E se for uma medalha D. Nuno Alvares Pereira - 1ª classe ao preço de 230,00 € .... e foram encomendadas 80!
    4 - Pela sua última frase posso concluir que a GNR, em algum momento, produziu as sua próprias medalhas?

    ResponderEliminar
  7. Não percebo. A página oficial da GNR diz que esta dispõe de cerca de 8 000 efectivos; em 2014 foram adquiridas 9235 medalhas. Pergunta óbvia (acho eu): quantos dos elementos da GNR foram medalhados 2 ou mais vezes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.gnr.pt/default.asp?do=0z7zr/Qv5215v6v81

      Efectivo da GNR é de cerca de 25 mil militares (acredite que nem a GNR sabe a totalidade do efectivo que tem)
      Mas a noticia enquadra-se no contexto do blogue... Má despesa pública...

      Eliminar