quarta-feira, 9 de abril de 2014

A farda do motorista do presidente da Câmara do Porto


Os polícias até já saíram à rua para se manifestarem contra o facto de terem de pagar pela farda que usam no exercício das suas funções. Na Câmara Municipal do Porto tudo é diferente. Os motoristas do presidente bem que podiam usar uma roupa discreta mas esse não terá sido o entendimento de Rui Moreira. Aparentemente é preciso andar de acordo com o último grito da moda. Por isso, a autarquia acaba de gastar 5.800 euros na “aquisição de fardamento para motorista afetos à Presidência(sic)”. Quantos motoristas e fardas estão em causa para um valor tão exorbitante? A resposta fica em suspenso, já que a autarquia não se dignou publicar o contrato no portal Base, tal como obriga a lei.  

28 comentários:

  1. Moreira, votei em ti ... não me desiludas!
    Explica bem isso pois senão para a próxima faço um desenho feio no voto ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está informação é falsa, como sabem os autores anónimos da mesma.

      Eliminar
  2. "Se quiser por à prova o carácter de um homem, dê-lhe poder" ... este, ao fim de meia dúzia de dias, já está a "desbotar"...

    ResponderEliminar
  3. Espero que não seja verdade. Acontece que acreditei em Rui Moreira como alguém capaz de uma gestão eficaz e não despesista. A ser verdadeira a notícia, ficarei muito triste pensando que afinal é igual a muitos outros.

    ResponderEliminar
  4. Está a vir ao de cima as ostentações deste badameco, não passa de um puto mimado e com manias de rico , que é, mas, o resto somos nós que vamos pagar , mas este zé povinho burro de nascença colocou o voto no sitio certo, cambada de ignorantes....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, que fui um dos "ignorantes" que votei nele e de que não me arrependi, gostava de saber qual seria o voto certo, já que o sr. desconhecido parece considerar-se um visionário que até se digna a insultos baratos. E já agora, o que é que faria de diferente, tendo os motoristas contrato de trabalho e tendo sido aprovado recentemente um orçamento de contenção. Se obviamente não é um "ignorante", responderá.

      Eliminar
  5. Infelizmente, Rui Moreira tem-nos desiludido com estes tiques de fashion socialista. Desde que o Professor Daniel Bessa tirou o apoio a Rui Moreira que ele se rendeu ao PS de Pizarro e só faz asneiras. Confesso que esperava outra coisa.

    ResponderEliminar
  6. Caros Senhores. Em primeiro lugar não é permitido no BASE a publicação dos contratos, como os autores deste blogue bem sabem. O que está no BASE é a informação que a LEI manda e que é PERMITIDO ser publicada. Quem envia essa informação é a plataforma de contratação pública para o BASE. Assim, é um erro formal (ou mal intencionado) exigir ou sugerir que o contrato lá estivesse quando, na verdade, a LEI não o permite. Depois, há um erro no título do procedimento, erro esse que não é imputável aos autores do blogue (que, no entanto, poderiam ter procurado informação junto da CMP e não o fizeram). O erro está no termo "afectos à presidência". Na realidade, os fatos que foram adquiridos dizem respeito a todos os motoristas da Câmara, quer os afectos à presidência, quer os afectos aos vereadores e às direcções municipais. Como qualquer outro funcionário da autarquia, todos os funcionários que usam farda, esta é lhes fornecida pela autarquia. Isso acontece, aliás, em todas as Câmaras. O caso da "polícia", que é citado, não diz respeito à CMP, e apenas se pode perguntar aos autores do blogue se concordam que sejam os agentes a pagar a sua própria farda. Não estamos, por isso, nem na presença de uma questão de moda, nem em valores exorbitantes, uma vez que as fardas (chamemos-lhes fatos) custaram pouco mais de 100 euros cada e dizem respeito a todo um mandato. A prática da compra destes fatos existia já nos mandatos do Dr. Rui Rio e deverá existir em tantos organismos e Câmaras por esse país fora, Agradecia-se, portanto, que os autores do blogue corrigissem a informação, sugerindo-se que, de futuro, antes de publicar incorrecções, perguntassem a que pode e os sabe esclarecer. Um funcionário da CMP que não teve direito a fato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sr ou Sra que está bem informado e é o detentor da verdade, para além de bem colocado, venha de lá cópia do contrato. Fica o desafio. Quem não deve, não teme.

      Eliminar
    2. Ah é? Os vereadores e as direcções municipais têm direito a motorista? O primeiro ministro holandês foi fotografado a ir de bicicleta para o seu local de trabalho. Mas entendo, como comparar o 1º ministro de um país de 2ª classe como a Holanda a um vereador ou director municipal da CM do Porto? A dignidade destas funções assim o exige. Era só mais o que faltava, um vereador ou director qualquer de qualquer coisa a conduzir o seu próprio carro, como se fosse um qualquer insignificante. Diria mais : batedor da GNR tb se justificava mas pronto, atendendo à época de crise nacional aceito a pequena indignidade desta não presença.

      Eliminar
  7. A ser verdade, eu essa não contava, mas só vou acreditar quando tiver prova.

    ResponderEliminar
  8. Também votei em Rui Moreira, por amor de DEUS, poupa-nos o arrependimento.
    Queria ouvir uma boa explicação....

    ResponderEliminar
  9. Eu também vote e começo a ficar muito arrependida. Ao menos assuma a decisão e publique-a no Portal. De certeza que tem uma justificação para ela, mas ao menos assuma-a.

    ResponderEliminar
  10. Pelo que me foi dado a saber esta noticia não corresponde à verdade!!

    ResponderEliminar
  11. E porque precisam esses senhores de motoristas? Não têm carta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este sim é o melhor comentário, boa observação.

      Eliminar
    2. Concordo na plenitude! Em último caso, e desde que devidamente justificado, andem de táxi!

      Eliminar
  12. Será que também lhe pagam o cabeleireiro...

    ResponderEliminar
  13. Papa Francisco há só UM!....vá lá também não querem que o homem ande roto!

    ResponderEliminar
  14. Moreira não me desiludas, julguei-te como a purga do sistema partidário, podre, nauseabundo e decrépito. Pelo que fizeste na Rua das Flores, tenho esperanças!

    ResponderEliminar
  15. Tanta conversa de chacha por causa de uma coisa já em explicada... O pessoal gosta mesmo de novelas. Em relação aos motoristas, não me custa saber que existam nas instituiçoes publicas, desde que ganhem como os restantes funcionários. E para quem é cegueta, qualquer funcionário autarquico deve deslocar-se na viatura camarária conduzida por um motorista, não deve ser ele a conduzir a mesma. Por uma questão de responsabilidade. Ao contrário dos privados, os funcionários pubblicos não recebem uma viatura de serviço nem telemóvel, para camuflar ordenados... Nem têm prémios, nem subsidios de alimentação ao nível dos demais... Nem ganham 1500 e declaram 500.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hoje em dia, ganhar 1500, 1000 ou 800 e declarar só 500 é um luxo. Um privilégio. É um mito. No privado. Receber horas idem.

      Eu sinceramente nunca entendi porque alguem acha pior ser funcionario publico que privado. Propaganda?

      Eliminar
  16. Este senhor tem um fetishe com fardas. No seu "pequeno" apartamento na foz, tem uma série de criadas e governanta todas vestidas como criadas do sec XIX.

    ResponderEliminar
  17. A Câmara de Matosinhos tem motoristas a mais. Os electricistas da câmara têm um motorista para os levar fazer o serviço e o motorista fica a olhar para o ar enquanto eles fazem o serviço.

    ResponderEliminar
  18. Só mudam as moscas infelizmente

    ResponderEliminar
  19. Tambem votei, apoei, sonhei. Começo a estar muito arrependido, controlo aos blogs e à média, novos bairros sociais, regresso da maralha para controlar a noite do Porto, só falta regressar Fernando Gomes

    ResponderEliminar
  20. Dez motoristas? Ó sr presidente eu que votei em si, deixou-me estupefacta! Afinal é como os outros........sinto-me novamente enganada. Se fossse o Menezes até percebia porque esse é o gastador-mor dos n/ impostos, agora, o senhor?

    ResponderEliminar