quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A sua empresa está exposta à corrupção?




O site Gestão Transparente recebeu apenas 5.837 visitantes ao longo do último ano. Para ter uma ideia este é o número de visitas ao blogue Má Despesa Pública em três dias. Este projecto merece alguma atenção já que consiste num guia prático de gestão de riscos de corrupção nas organizações, que parte do princípio de que práticas transparentes, éticas e íntegras são mais atractivas para o investimento. Além disso, disponibiliza um simulador que permite avaliar o risco de corrupção. Após a realização do teste, surgem várias sugestões de medidas preventivas. O projecto Gestão Transparente integra várias empresas e integra como observadores o Conselho da Prevenção da Corrupção do Tribunal de Contas, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) e a Universidade do Minho.
Esta quarta-feira soube-se que Portugal ocupa o 33.º lugar no Índice de Percepção da Corrupção da organização Transparência Internacional. Em 2000 estava em 23.º lugar e, há 10 anos, ocupava a 25.ª posição. "Na última década o país no mundo que mais se depreciou em termos de transparência foi justamente Portugal", declarou Paulo Morais, vice-presidente da TIAC.

1 comentário:

  1. ainda bem que chama a atenção para este site. Noto que por falta de mais referencias e provavelmente mais colaboração o blog as claras e o site da transparencia.org ganhavam mais animação com pequenas alterações em que fosse mais evidente as novidades.

    ResponderEliminar