segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cavaco Silva: “Duvido que outro país tenha mais transparência e escrutínio do que em Portugal”


Em entrevista à EuroNews, o Presidente da República, quiçá apenas com o intuito de passar uma imagem idílica do país no estrangeiro, disse a dado momento que “os governantes, hoje em Portugal, são objecto de um escrutínio permanente por parte da comunicação social – e ainda bem – por parte da opinião pública. Eu duvido que noutro país tenha mais transparência e escrutínio do que aquele que se verifica neste momento em Portugal”. Ora, como qualquer leitor frequente do Má Despesa saberá, infelizmente, esta frase não corresponde à verdade.
1. Segundo o Índice de Percepção da Corrupção de 2012, Portugal ocupa o 33º lugar e na Europa Ocidental tem apenas atrás de si a Itália e a Grécia. Em 2000 o país estava num lugar bem melhor: 23ª posição. Em apenas uma década, Portugal desceu 10 posições. Como refere Paulo Morais, vice-presidente da TIAC, “nenhum país do mundo teve uma degradação tão grande na transparência numa década”.
2. Depois, o próprio Presidente da República não dá o exemplo ao nível da transparência. A Presidência da República continua a não publicar os seus contratos e despesas detalhadas. No portal Base, por exemplo, não se encontra qualquer despesa de Belém. O Má Despesa denunciou esta situação no ano passado e destacou-a no livro "Má Despesa Pública" como um caso de falta de transparência nas contas das instituições portuguesas. No site da Presidência da República existia, desde 2011, uma secção chamada Contratos que nunca teve qualquer informação.  Este órgão de soberania chegou a garantir à TVI24 que a situação iria ser corrigida. Como a Presidência nunca mostrou interesse em partilhar essa informação, a secção foi entretanto apagada.

4 comentários:

  1. Miguel (Revista Extraincrivel)17 de junho de 2013 às 19:49

    A revista Extraincrivel está a realizar um concurso para eleger o Melhor Blog Português Do Ano 2013, para participar clique no link abaixo e envie-nos a vossa candidatura.

    Mais informações
    http://extraincrivel.blogspot.pt/p/blog-page_6.html

    Contamos com a vossa presença

    ResponderEliminar
  2. é um erro tratar os eleitores como burros sr.presidente. todos sabem que o sr. tem lavado as maos deste fartar de interesses escondidos ,nao exercendo a magistratura de influencia. Onde estao os meios eficazes de controle e fiscalizaçao? porque nao funcionam? onde esta a fiscalizaçao de obras,financeira, de..de..
    realmente se forem votar como as sondagens dizem fico a pensar que são masoquistas; nao adianta irem para as manifestaçoes gritar é preciso e votar noutros.os mesmos ja enterraram isto!!!

    ResponderEliminar
  3. Num país normal este Sr. Presidente, se não estivesse preso, tinha sido, no mínimo, demitido (ver exemplos da Alemanha e de Israel). O casal que o antecedeu tinha de explicar por onde andam as jóias que desapareceram do Palácio de Belém, ou estavam a fazer-lhe companhia. E o outro ainda mais atrás tinha de explicar, bem explicadinho, quem é que pagou (entre dezenas de viagens) a viagem para andar a brincar com tartarugas... e onde param as coisas que lhe ofereceram enquanto foi presidente... e os negócios da respectiva fundação (que tem o nome dele mas que é paga por nós)... e é melhor ficar por aqui porque senão ainda acabo a escrever um livro...
    Voltando ao Sr. Prof., aqui dá entrevistas a efabular uma justiça que pura e simplesmente não funciona - aliás se um governo cortasse integralmente o orçamento do Ministério da Justiça, os portugueses nem davam por nada, seria apenas mais um ano, nos anos todos que os processos já levam... Conheço um (roubo de cheques) que já tem 24...
    José

    ResponderEliminar
  4. Esta conversa é só para órgãos de comunicação estrangeiros.
    Em Portugal todos conhecemos o escrutínio e a transparência...
    O Sr. Silva pensa que somos atrasados mentais.

    ResponderEliminar