terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

As obras do Carnaval



No dia de Carnaval não podíamos deixar de partilhar com os nossos leitores as obras curiosas que estão em andamento em duas cidades portuguesas. Em Torres Vedras vai ser construído o Centro de Artes do Carnaval. Só o projecto de arquitectura custou 200 mil euros. “O edifício principal do antigo Matadouro, no qual se organizam os espaços do Centro de Artes mais directamente relacionados com o exterior – o átrio, o auditório, o centro de documentação e a sala de exposições temporárias –, é reabilitado. Um novo corpo, suspenso sobre este edifício e a ele verticalmente ligado a partir da sua charola original, acolhe a exposição permanente que, pontuada por uma sequência de vistas enquadradas para o exterior e para a cidade, se estende até ao espaço exterior esculpido pela pedreira”, descreve o vencedor do concurso de arquitectura.
Mais a norte a obra parece estar mais adiantada. Em Ovar a construção da Aldeia do Carnaval chega aos 1,5 milhões de euros. Vale a pena ler esta descrição do projecto que “é um sonho de 60 anos”: “O empreendimento pretende garantir a todas as colectividades de Ovar que se dedicam em exclusivo ao Carnaval um espaço que reúna as condições necessárias ao trabalho que desenvolvem ao longo de todo o ano – a maior parte das vezes em espaços exíguos ou, então, ao ar livre, sob condições climatéricas adversas, quando a dimensão dos carros alegóricos a isso obriga.A Aldeia do Carnaval vai nascer junto da Rua da Guiné, na Zona Industrial de Ovar, terá cerca de 4.000 metros quadrados de área coberta, onde vão ser erguidos 27 módulos, três dos quais destinados a oficinas. Do projecto, José Américo Sá Pinto destaca um palco para concertos e espectáculos e uma praça de 1.500 metros quadrados, e, ainda, dois outros pavilhões vocacionados para a formação.”

4 comentários:

  1. Lá na minha aldeia, ainda mais a Norte que estes dois locais, também se comemora o Carnaval, e infelizmente quando se quer desmontar um carro para ficar só o motor, e chassi e a fazer barulho, também temos que os desmontar em locais menos apropriados, quero com isto perguntar, onde é que nos podemos candidatar aos subsídios, para construir instalações, nem que seja só para usar 1 vez por ano?

    ResponderEliminar
  2. Nada de estranhar, este país é mesmo um carnaval...

    ResponderEliminar
  3. Têm alguma análise detalhada feita ao projecto da Aldeia do Carnaval de Ovar?

    ResponderEliminar